Devido às limitações que a etiquetagem europeia apresenta, a ADENE - Agência para a Energia desenvolveu um sistema que pretende colmatar as limitações existentes e aumentar a gama de produtos etiquetados.
O SEEP - Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos é um sistema de marcação ou etiquetagem voluntário que permite ao consumidor comparar o desempenho energético de produtos pela sua classificação.
A nova etiqueta alarga o conceito, já aplicado aos eletrodomésticos, da classificação do desempenho energético, a produtos não regulados pela Diretiva de rotulagem energética, mas que desempenham um papel fulcral no consumo e consequente desempenho energético das casas.
O desempenho energético dos produtos esta classificado numa escala de “G” (menos eficiente) a “A” (mais eficiente), permitindo assim uma comparação direta entre artigos, facilitando a aquisição dos mais eficientes na poupança energética.
Além da classificação energética, a etiqueta SEEP inclui ainda parâmetros técnicos que correspondem exclusivamente ao produto etiquetado, como por exemplo o número individual, possibilitando a consulta de informação mais detalhada sobre o produto adquirido.